Home 9 Projeto de Lei 9 Lei das Debêntures
Lei das Debêntures

Um instrumento essencial para o aumento dos investimentos

Dado o atual cenário de crise, é importante a criação de novos instrumentos de investimento além do aperfeiçoamento do marco legal daqueles instrumentos já existentes, objetivando incrementar o investimento em infraestrutura.

Status: Aprovado na Câmara dos Deputados

Você sabia?

Traduzindo...
O projeto cria uma nova modalidade de títulos de dívida, chamadas de "debêntures de infraestrutura"
Ou seja...
ela atrai um novo perfil de investidor e cria incentivos às emissões de empresas com boas práticas ESG
Com isso
Elas podem levar a um aumento significativo do PIB em investimentos públicos

status dO PL

i

Impacto

27 bilhões até 2025
+

Status

N

Aprovação

Próximo passo:

Votação no Plenário do Senado

informações e realizações

PL 2646/20

Lei das Debêntures

As debêntures são um instrumento de dívida utilizado por empresas e governo para a emissão do empréstimo. O empréstimo é concedido a empresas com base em sua reputação, uma taxa fixa de juros. As debêntures também são acordadas como um título de dívida entre os emissores e os compradores. As empresas usam debêntures quando precisam tomar dinheiro emprestado a uma taxa fixa de juros para sua expansão. Para a estimativa de impacto da aprovação da PL, trabalha-se com a estimativa do BID de que 40% dos R$ 205 bilhões anuais até 2024 deverá ser coberta pelo financiamento por debêntures. Tal montante equivale a cerca de R$ 80 bilhões por ano – pouco mais de 1% do PIB, percentual que será usado como premissa de aumento do investimento público em infraestrutura devido à aprovação do Projeto de Lei.

O que fizemos:

Nota técnica
Live com o relator do PL

Notícias relacionadas ao PL

uNIDOS PELO BRASIL

O que fazemos?

Unidos Pelo Brasil (UPB) é um movimento que une forças para enfrentar as grandes dificuldades e desafios do país. Essa união gira em torno de 25 propostas que transcendem as divergências políticas e partidárias que têm nos separado.

O UPB possui uma agenda fundamental para resgatar o Brasil da crise política e econômica que vem dilacerando empregos, renda e negócios, enquanto agrava as injustiças sociais e aprofunda as desigualdades.

Nosso objetivo é mobilizar a sociedade civil, o governo e o Congresso para aprovarmos essa agenda e assim, fazer o Brasil voltar a crescer, gerar empregos, atrair novos investimentos, reduzir desigualdades sociais e conciliar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente.