Home 9 Projeto de Lei 9 Reforma do Imposto de Renda
Reforma do Imposto de Renda

Reforma ampla poderia fazer o PIB crescer 1,6% até 2023

Proposta do Unidos Pelo Brasil defende uma reforma ampla dos tributos sobre consumo de bens e serviços, nos moldes da proposta em tramitação no Senado - que unifica impostos federais (PIS/Cofins e IPI), estadual (ICMS) e municipal (ISS).

Status:

Você sabia?

Poderíamos cobrir
Um rombo estimado em R$ 30 bilhões na queda de arrecadação
No entanto
O projeto foi modificado com distorções que levam a economia a se organizar de forma ineficiente
O que defendemos?
Uma reforma ampla que se oriente por simplicidade, transparência e equidade

status dO PL

i

Impacto

1,6% de crescimento do PIB até 2023
+

Status

N

Aprovação

Na Câmara dos Deputados

Próximo passo:

Votação no Plenário do Senado

informações e realizações

PL 2337/2021

Tributação dos rendimentos no Brasil

Tento em vista o fatiamento da reforma tributária, o Governo enviou ao Congresso o PL 2337/21, sobre a tributação de rendimentos de pessoas físicas e jurídicas. O diagnóstico principal é que o PL faz mudanças na direção correta, principalmente em relação à criação de imposto sobre dividendos e reduzindo significativamente o IRPJ e CSLL. No entanto, há erros graves referentes à calibração de alíquota e as múltiplas e injustificáveis isenções. Tendo em vista que o princípio da simplicidade e justiça tributária são prejudicados com esses erros, defende-se a revisão desses pontos.

O que fizemos:

Calculadora do Imposto de Renda
Nota técnica
470 matérias na imprensa
4 posicionamentos sobre o PL
Live com o relator do PL na Câmara

Notícias relacionadas ao PL

uNIDOS PELO BRASIL

O que fazemos?

Unidos Pelo Brasil (UPB) é um movimento que une forças para enfrentar as grandes dificuldades e desafios do país. Essa união gira em torno de 25 propostas que transcendem as divergências políticas e partidárias que têm nos separado.

O UPB possui uma agenda fundamental para resgatar o Brasil da crise política e econômica que vem dilacerando empregos, renda e negócios, enquanto agrava as injustiças sociais e aprofunda as desigualdades.

Nosso objetivo é mobilizar a sociedade civil, o governo e o Congresso para aprovarmos essa agenda e assim, fazer o Brasil voltar a crescer, gerar empregos, atrair novos investimentos, reduzir desigualdades sociais e conciliar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente.