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Marco Legal do Pré-Sal

Aumento de investimentos no pré-sal em mais de R$ 7 bilhões

Retirada do direito de preferência da Petrobras na licitação de blocos exploratórios no regime de partilha de produção, instituindo, assim, disputa em igualdade de condições nas licitações desse regime; permissão de leilões de concessão nos blocos do pré-sal e áreas estratégicas cujo potencial geológico não justifique, do ponto de vista social e econômico, a utilização do regime de partilha de produção na licitação

Status: Em tramitação no Senado Federal

Você sabia?

Traduzindo...
o problema consiste no fato de, nas regras atuais, a Petrobras não é estimulada a ofertar menores percentuais de excedente em óleo
Por que?
Regulação mais atrativa para o investimento aumenta a chance dos blocos do pré-sal serem arrematados
E como isso afeta a população?
Geração de maior riqueza para a sociedade e para o setor público, via aumento de investimentos e pagamento de royalties e tributos

status dO PL

i

Impacto

R$ 7 bilhões
+

Status

N

Aprovação

Próximo passo:

Elaboração do relatório na CI-Comissão de Infraestrutura (SF)

informações e realizações

PL 3178/19

Marco legal do Pré-Sal

Considerando toda a regulamentação dos regimes de exploração e produção de petróleo e gás natural descrita nesta agenda, nota-se que, no regime de concessão, o impacto das participações governamentais na rentabilidade de um projeto é menor no comparativo com o regime de partilha de produção dado que a alíquota de royalties é menor no primeiro, além de existir um desenho mais favorável para as empresas na participação especial, na comparação com o excedente em óleo da União. Nota-se também que os contratos no regime de partilha de produção apresentam gestão mais complexa que os de concessão devido a participação da PPSA no comitê operacional do consórcioEssa situação torna a partilha de produção pouco atrativa para investimentos quando os campos de petróleo não possuem grande potencial de produção. Em outras palavras, esse regime não é atrativo, do ponto de vista econômico, para campos de petróleo menores dado as participações governamentais mais elevadas no comparativo com o regime de concessão, não compensando para as petroleiras os riscos políticos, econômicos e geológicos envolvidos, além dos custos econômicos.

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